Eletrodo Revestido
Na soldagem com eletrodo revestido, o arco elétrico é estabelecido entre o eletrodo revestido e peça de trabalho. O arco voltaico provoca a fusão entre a peça de trabalho e o eletrodo fazendo deposição do material.
Soldagem
MIG (Metal Inert Gas)
No processo MIG de soldagem, o arco elétrico é aberto entre um arame alimentado continuamente e o metal de base. A região fundida é protegida por um gás inerte ou por uma mistura de gases (Ar, CO2, He ou O2).
Soldagem
TIG (Tungsten Inert Gas)
O processo de soldagem TIG é definido pelo arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não-consumível à base de tungstênio e a peça a ser soldada. A poça de fusão é protegida por um fluxo de gás inerte (Ar).
Soldagem
Arco Submerso
Neste processo, um arame sólido ou tubular é alimentado continuamente estabelecendo o arco elétrico com a peça. Um fluxo granular envolve o arco elétrico, protegendo o metal a ser fundido e a poça de fusão contra a contaminação atmosférica. Como o arco elétrico fica completamente encoberto, este não é visível e a solda se desenvolve sem luminosidade, faíscas e respingos.
Soldagem
Laser
No processo de soldagem a laser, um feixe de luz concentrado aquece a superfície acima do ponto de fusão, proporcionando soldagens com ou sem adição de material, com baixa penetração e baixo aporte de calor.
Ideal para soldagem de peças que não podem ter deformações térmicas.